A Gastroplastia Endoscópica foi aprovada em 2017 pela ANVISA e é possível perder em média 20% a 25% do peso total com o procedimento.
Traduzindo, o aparelho da Gastroplastia Endoscópica é introduzido pela boca do paciente, como se fosse realizar um exame de endoscopia, porém são realizados pontos por dentro do estômago tentando mimetizar uma cirurgia bariátrica (Gastrectomia Vertical – popularmente chamado de Sleeve) sem cortes no abdômen.
Este procedimento permite reduzir o estômago cerca de 60% do seu tamanho original, facilitando o caminho para o emagrecimento.
Existe a possibilidade de ser realizado novamente caso o paciente necessite de novo redimensionamento do seu estômago.Vantagens principais da Gastroplastia Endoscópica:
Indicações da Gastroplastia Endoscópica
É importante saber que:
Antes de qualquer procedimento, é fundamental consultar um especialista. A endoscopia digestiva alta tem poucos riscos de sangramento e perfuração. No entanto, apenas um médico qualificado pode realizar a endoscopia e fornecer as informações necessárias antes e depois do procedimento.
A mudança nos hábitos alimentares e prática de exercícios físicos do paciente são imprescindíveis para o sucesso do procedimento. O principal objetivo deste tratamento é promover a reeducação alimentar, para que o paciente mantenha o peso após a retirada da estrutura de silicone.
A gastroplastia endoscópica é um procedimento que proporciona a perda de peso moderada. Este tratamento é direcionado a casos específicos de sobrepeso e, por isso, a consulta ao especialista é importante no diagnóstico de cada situação. Este procedimento é realizado sob anestesia geral.
Além do médico, é necessário também o acompanhamento de profissionais da Psicologia, Nutrição e realizar atividades físicas por isso, aqui na Clínica Lume temos uma equipe multidisciplinar para te ajudar em todo processo